sábado, março 10, 2007

O traje bento

Depois da visita do Bush, onde São Paulo parou completamente por dois dias, agora em maio teremos a visita do Papa Bento. Meu Deus! Será que causará tanto assim também?

Essas "figuras públicas" quando se locomovem de um lugar a outro, fazem mil e uma exigências. No caso da vinda do Papa, foram feitas algumas. Mas a do seu vestuário foi a que me chamou mais a atenção. Para a V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e Caribe (Celam), estão sendo confeccionados os trajes dos 300 bispos que dela participarão. E os trajes do Papa são os mais elaborados. Tudo isto está sob o comando de uma estilista (especializada em trajes litúrgicos) e sua equipe de 12 pessoas e, acredito, a todo vapor.

Serão quatro opções de roupas para o Papa: duas para Aparecida do Norte e outras duas para a missa na igreja do Mosteiro de São Bento. As recomendações do Vaticano para a confecção das peças incluem desde o tipo de tecido aos símbolos presentes nos trajes. As roupas devem ser leves, por causa do calor. Serão de seda natural, em um tom descrito como “dourado envelhecido”. E essa seda está para chegar da Índia.

Não serão quaisquer símbolos a serem bordados a esmo sobre o tecido. A começar pelos números onde as cinco conchas bordadas, representarão as cinco chagas de Jesus, três conchas estão relacionadas com a Santíssima Trindade, e por aí vai. O bordado entrelaçado simboliza a unidade da Igreja. Outro detalhe: dentro das conchas e em volta do bordado da Virgem Maria foi colocada uma delicada rede. Ela remete ao instrumento que teria sido usado pelos pescadores que recolheram a estátua de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba, no século XVIII.
A concha representa foi o símbolo encontrado para representar a Virgem Maria. Utilizado desde o início do cristianismo, ilustra a Imaculada Conceição de Maria e o nascimento de Jesus Cristo. A pérola serão pregadas na roupa do pontífice. Concha e pérola, juntas, identificam a maternidade divina. A estrela é uma orientação, representa a indicação de caminhos para os homens.

Pergunta: de que bolso sai tudo isso? Dos fiéis. Agora é "forçar a amizade". Ficamos admirados e até orgulhosos ao ver tudo isso, mas não nos questionamos como foi comprado "tudo isso". Com que dinheiro foi comprado. Com que dinheiro está sendo importado da Índia o tecido e por aí vai. Com o dinheiro de doação de fiéis... E o povo passando fome. Não precisa muito. É só sair na rua e virar a primeira esquina e ver um mendigo ou ser abordado por um pedinte.

Cristo nasceu, viveu e morreu em pobreza. Sua "Igreja" é uma organização multi-bilionária. Como pode afirmar que está preocupada com as riquezas celestiais, quando na verdade é uma das mais formidáveis acumuladoras de riquezas da Terra?
A Igreja Católica é a corporação mais rica do mundo, que tem o desplante de afirmar que é a única representante verdadeira do mais pobre de todos os homens que já se conheceu, Jesus Cristo. Tudo bem, sou católica, mas coisas desse tipo me revoltam.

A Igreja Católia é o maior império do mundo e que ainda hoje continua na mais franca operação. Tanta ostentação vai contra o que a Igreja sempre pregou em suas missas, em seus sermões. Expressões como "do povo", "ajudarmos nosso semelhante", "sermos humildes", estão muito longe dos ideiais da Igreja, mas é imposta impiedosamente pelos padres e bispos aos fiéis. Que tiram dos seus bolsos quase que espremidos, para "contribuírem" para a confecção da roupa do Papa. Que tamanha ironia. Seria engraçado se não fosse trágico.

Foi como falou Avro Manhattan, em seu livro "The Vatican Bilions": " Está chegando a hora de mostrar que é realmente de Cristo ou do Anticristo, conforme se coloque ao lado ou contra esse dragão horripilante e insaciável, que é o Catolicismo Romano!"

A Igreja Católica precisa repensar seus valores. O mundo mudou. A sociedade mudou. E, custa a acreditar, mas o pensamento também muda. Ela sobreviverá? Agora respondo: enquanto existir "fiéis" que paguem para ela sobreviver, eu digo que, sim.

Nenhum comentário: