sexta-feira, janeiro 20, 2012

O que acontece com quem foge do digital.

Quando li nessa semana a notícia que a Kodak pediu concordata, não me surpreendi. Ela é hoje exemplo do que não se deve fazer no mundo dos negócios em diversos MBAs. Poxa, uma empresa centenária que só despontou no mercado - foi a primeira a criar a câmera digital em 1970, bem antes da chegada do computador pessoal e da internet doméstica, foi pioneira também ao criar a câmera portátil - e se acomodar quando chegaram os anos 90 trazendo a Apple e a Nokia, dois gigantes da era digital? Subestimou demais, não? A Apple foi dominando o negócio da música digital e a Nokia popularizou a câmera digital como um acessório crucial para todo e qualquer celular. O iPhone foi quase a morte pra um monte de empresa, mas todos nadaram contra a corrente e a Dona Kodak com medo da mudança? Morreu, vítima do seu próprio sucesso. Viver de louros do passado num futuro que anda a passos largos com a tecnologia só vai deixá-lo lá pra trás. Assim foi com o vinil, com a fita cassete…. assim como a gente, nós precisamos sempre nos modernizar, nos reinventar, senão criamos limbo, já dizia o caro stone.

Nenhum comentário: