domingo, julho 19, 2009

Os reis preguiçosos.

As comemorações do ano da França no Brasil estão pipocando no país e neste final de semana, no Parque da Independência, o Sesc realizou o espetáculo de teatro de rua Os Reis Preguiçosos, da companhia francesa Transe Express. Fomos ontem, eu e o maridão, munidos de máquinas fotográficas, filmadora e muita disposição para acompanhar os cortejos da trupe, composta por 50 franceses, mais de 100 voluntários paulistanos e 6 carros alegóricos. O público participou animado, dançando e arriscando um francês indecifrável, mas o que importava mesmo era a alegria que, confesso, contagiou. No final, esses cortejos se encontraram na Praça do Monumento, onde já estava montada a “Árvore dos Reis”. A parafernália de 30 metros me pareceu um lindo móbile e os artistas foram subindo nela para começarem suas performances acrobáticas. Difícil saber pra onde olhar porque tudo acontecia no mesmo instante, mas como o palco era 360º facilitou e muito eu e o maridão passear por cada ponto de encenação.
A peça tem como personagens centrais 6 reis que partem em uma viagem, cheia de ritmos, luzes, fumaça e cores vibrantes. Houve momentos em que eu perdia a noção de realidade e viajei no tempo com tanta beleza que enebriava. Fantástica essa companhia.







“Deixe-se levar por estes soberanos do faz-de-conta, siga suas buscas absurdas em seu passeio pela cidade que você vai descobrí-la muito mais palpitante”.
(Gilles Rhode, diretor da peça)

Nenhum comentário: