quarta-feira, junho 24, 2009

dos filmes de guerra.


Em filmes de guerra, sempre tem um bonitinho que se destaca. Assisti o filme Vítimas da Guerra e estava quase desistindo devido ao roteiro fraquíssimo, mas continuei ao ver o talentoso John Malkovich atuando. Esse homem é sensacional. Bom, esperei, esperei e ele apareceu - o ator Thomas Kretschmann. Sabia que debaixo de toda aquela sujeira, gorro e roupas gastas tinha um bonitinho. E bota bonitinho nisso. Nem vi mais o John Malkovich... aliás como terminou o filme mesmo?
Falando em rostos bonitinhos, agora mirins, assiti a outro filme - O menino do pijama listrado. Uma cerca de arame farpado separa dois meninos que conversam. Um é alemão, o outro é judeu e ambos vivem realidades diferentes na Alemanha nazista de 1942. É sob o olhar de uma criança, filho do comandante do campo de concentração de Auschwitz, e bem à maneira de uma fábula infantil que transforma Auschwitz em uma grande fazenda e os prisioneiros em pessoas de pijama listrado. Bruno se muda com a família para o campo, perto de uma estranha fazenda com pessoas vestidas de pijama o dia inteiro. Proibido de visitá-los, o garoto vai escondido, investigar o local e conhece Shmuel. Gente, um fofo de garoto.
Os dois garotos têm a mesma idade. Bruno nada sabe sobre a fazenda e Shmuel, apesar de viver lá, tem uma noção. Por não saber e por ter a ingenuidade que os garotos da sua idade têm, Bruno pensa que o outro lado da cerca é mais divertido e que Shmuel brinca e tem amigos. Shmuel gosta do amigo, que além de lhe oferecer sua companhia, lhe traz comida. É um filme infantil para adultos. Mesmo o roteiro tendo lá seus clichês e o final ser previsível, o filme é comovente.

Nenhum comentário: